Você sabia que as palavras vultuoso e vultoso tem significados bastante diferenciados uma da outra. Leia aqui para saber qual é essa diferença.
Quando paramos para pensar nas palavras vultuoso e vultoso ficamos com uma dúvida tremenda. Afinal, ficamos sem saber qual das duas está correta conforme a Língua Portuguesa.
Neste artigo, vamos explicar como que uma letrinha a mais faz uma diferença enorme para determinar o sentido de uma palavra, além de sua própria grafia.
O que é vultoso?
De fato, na Língua Portuguesa existe a palavra vultoso e é grafada como aparece no título. E quando a utilizamos é para indicar alguma coisa volumosa, que tenha grandes proporções. Deste modo, a palavra é formada acrescentando o sufixo –oso na palavra vulto e passa a ter o sentido de provido ou cheio de. Podemos dar os seguintes exemplos para esclarecer mais a explicação:
- Um vultoso negócio foi fechado com uma multinacional.
- Uma vultosa embalagem foi entregue pelo carteiro.
Nos dois exemplos, podemos observar que a palavra em destaque tem o sentido de alguma coisa grande, volumosa, de proporções maiores.
Imagem: www.freepik.com
O que é vultuoso?
No caso da palavra vultuoso, esclarecemos que ela também existe na Língua Portuguesa e está grafada de forma correta no título.
Logo, o que faz a diferença é o significado desta palavra ao ser acrescentada a letra “u”. Assim sendo, vultuoso é um adjetivo muito pouco utilizado por ser mais apropriado para a área médica.
Ou seja, indica quando uma pessoa fica com os lábios vermelhos e também inchados e com os olhos salientes. Além disso, a face também fica vermelha e inchada. Por isso, o pessoal da área da saúde a utiliza da seguinte forma:
- A médica fez um exame no rosto vultuoso do paciente.
- Caso a sua face continue vultuosa, consulte um médico.
Nos dois exemplos, observamos que a palavra em destaque passou a ter um sentido específico para um contexto de saúde. Ou seja, não se trata mais de algo volumoso, mas de especificação de sintomas de uma doença.
Saiba mais sobre sobre outros artigos?
Você conhece as palavras parônimas?
As palavras classificadas como parônimas são aquelas que possuem a grafia e a pronúncia parecidas. No entanto, o significado é completamente diferente. Inclusive, não podem ser utilizadas como se fossem sinônimos. Na Língua Portuguesa temos vários exemplos de palavras parônimas, tais como:
- Algumas multas foram infligidas pelo policial (aplicadas).
- As normas do hotel foram infringidas pela jovem (desobedecidas).
- O pedido de dispensa foi deferido pelo juiz (concedeu).
- A falta de energia fez com que o evento fosse diferido (adiado).
- Ele sempre age com discrição (qualidade daquele que é discreto).
- Li a descrição do lugar e quero conhecê-lo (ato de descrever).
- Os suspeitos de tráfico de drogas foram presos (comércio ilegal).
- A saída de casa no feriado é difícil pelo tráfego intenso (trânsito).
Portanto, observando os exemplos você pode constatar que as várias palavras apresentadas possuem a grafia e a pronúncia parecidas, mas com o significado totalmente diferente. Por isso, são parônimas.
COMENTÁRIOS