Tem dificuldade em entender o uso correto dos termos álcool e alcoólico? Não se preocupe, pois aqui vamos explicar todas as diferenças.
Você sabe qual o momento certo de usar e como escrever álcool e alcoólico? Pois saiba que muitas pessoas tem dificuldades em entender as diferenças entre os dois termos e empregá-los de maneira correta.
Se essa também é sua dúvida, não se preocupe, pois hoje iremos esclarecê-la. Acompanhe nosso artigo e entenda as distintas colocações e como devem ser utilizadas.
Álcool e alcoólico: significado
A primeira coisa a se aprender é o que difere álcool e alcoólico. Por isso é muito relevante entender o que significam, de onde vieram e seus sinônimos.
Álcool é uma palavra de origem árabe que serve como substantivo. Enquanto alcoólico, possui terminologia grega e é um adjetivo.
Sendo assim, o primeiro designa algo, enquanto o segundo propõe uma característica.
O primeiro termo serve para designar uma composição química. Ele está presente em muitas bebidas, mas também pode ser um combustível ou um solvente.
Alcoólico é uma forma de se retratar aquilo que contem álcool presente ou uma maneira de suavizar a expressão alcoólatra.
Imagem: www.freepik.com
Ou seja, além de representar algo relativo ao substantivo, é uma forma mais leve de dizer que se adora álcool.
Esse uso é uma prática denominada eufemismo, muito comum na nossa linguagem. Visto que, por vezes tentamos diminuir o peso de algumas acusações tornando-as mais usuais e menos agressivas, no nosso cotidiano.
Veja os exemplos a seguir:
- Pedro, após ser diagnosticado como alcoólatra, tem buscado tratamento;
- Em pouco tempo, notou-se que o andarilho era alcoólico.
Portanto se você encontrar em algum lugar o termo "Alcoólicos Anônimos", saiba que não há erro de sintaxe. Foi feito apenas uma escolha de palavras mais suaves e mais acolhedoras, atenuando seu aspecto psicológico.
Álcool e alcoólico: ortografia
Outro detalhe importante é a forma de escrever álcool e alcoólico, que apesar de pertencerem a mesma família são distintas. Isso ocorre simplesmente devido a regra das sílabas e da dicção.
Álcool é uma palavra proparoxítona que possui apenas três sílabas, por isso o acento fica no “a” inicial.
Alcoólico apesar de também ser uma palavra proparoxítona, possui cinco sílabas.
Porém para se diferenciar o tom dos dois “o”, o acento está presente no segundo.
Claro que na nossa fala muitas vezes acaba saindo a palavra “alcólico”. Mas saiba que essa forma é incorreta e foge do entendimento padrão da Língua Portuguesa.
Veja aqui estes 10 exercícios sobre acentuação nas novas regras ortográficas.
Conclusão
Conhecer as peculiaridades da nossa Língua é muito importante para que nossa comunicação seja cada vez melhor. Por isso aqui no artigo vimos a diferença entre os termos álcool e alcóolico.
- Álcool – substantivo usado para definir uma substancia química;
- Alcoólico – adjetivo, usado para caracterizar algo.
Essas distinções estão presentes tanto em seu significado, quanto em sua ortografia. Por isso se atentar a elas, faz com que a compreensão das mesmas ocorra de forma orgânica no seu dia a dia.
COMENTÁRIOS