Para utilizar os termos propício e propenso de forma adequada é preciso conhecer o seu significado na Língua Portuguesa. Leia que vamos explicar.
Escrever um texto não é uma tarefa muito fácil dependendo das palavras que você quiser utilizar. Muitas vezes quando você se depara com a ideia de propício e propenso vem a dúvida: qual delas devo utilizar.
Neste artigo, vamos explicar qual o sentido de cada um destes termos. Como também esclarecer a forma de utilizar cada termo na Língua Portuguesa.
Imagem: comoescreve.com / canva.com
Significados de propício
O termo “propício” é um adjetivo que pode ser utilizado em duas situações distintas, mas bem próximas. Ou seja, as ideias que predominam são de “ser favorável” ou de “fazer o bem”.
Preparamos outros artigos para você tirar suas duvidas:
No caso de expressar “ser favorável”, ocorre relacionado a alguém ou algo que de forma benéfica concede favores para outra pessoa. Deste modo, alguns exemplos para a utilização como favorável, são:
- É preciso criar um ambiente propício para a aprendizagem.
- Aquele era um cenário propício para a discussão do assunto.
- Paulo, acredito que este é o momento propício para falar sobre o seu aumento com o gerente.
Já em relação a “fazer o bem”, ocorre quando se quer indicar que uma situação se mostra oportuna para realizar alguma coisa. Como também para designar pessoas que por natureza sempre praticam o bem e agem como protetoras.
Alguns exemplos para o uso do adjetivo propício como “fazer o bem”, são:
- Maria sempre foi propícia em prestar socorro àquela amiga.
- José é uma pessoa que está sempre propícia a amparar.
- O médico disse para Maria que estes são sinais propícios de que sua doença está regredindo.
Significado de propenso
O termo “propenso” é um adjetivo relacionado com a disposição de fazer alguma coisa. Como também pode estar associado com a tendência, a inclinação para algo ser concretizado ou realizado.
Logo, a ideia que predomina é de ter disposição, ter tendência e estar inclinado. Desse modo, alguns exemplos para utilizar o termo são:
- Ao final da feira, os feirantes estão mais propensos para negociar.
- O gerente está propenso a conceder esse aumento.
- As crianças estavam propensas à brincadeira.
- Ele estava propenso a mudar de país.
Diferença entre propício e propenso
Para explicarmos a distinção entre os termos propício e propenso temos de observar que são palavras parecidas. No entanto, o sentido do que elas expressam é diferente. Por isso, devemos ter cuidado ao utilizá-las.
O termo “propício” indica que uma situação pode vir a favorecer alguma outra coisa.
Ou seja, é apenas uma possibilidade e não apresenta nenhum indicativo de ser uma tendência. De fato, não tem a ideia de ocorrência associada.
Já o termo “propenso” é a indicação de que existe uma tendência para que aquela situação favorável venha a ocorrer. Por certo, pode ser entendido como um indicativo de sua ocorrência. Observe os dois exemplos a seguir:
- Um ambiente silencioso é mais propício para os estudos.
- Mas se você não estiver propenso a estudar, o silêncio não vai fazer a diferença.
Vamos apresentar agora os dois exemplos reescritos para destacar a diferença entre propício e propenso, observe:
- Um ambiente silencioso é mais apropriado para os estudos.
- Mas se você não estiver tendendo a estudar, o silêncio não vai fazer a diferença.
Percebeu como fica mais nítida a diferença para os termos propício e propenso. Como também você poderia utilizar ao invés de “tendendo” as seguintes palavras:
- Disposto
- Inclinado
- Voltado
Portanto, a partir de agora você já sabe a diferença do sentido expresso por propício e propenso. Logo, não terá mais dificuldades para usá-las em seus textos quando aparecerem.
Aproveite e compartilhe com seus amigos!
COMENTÁRIOS