Pois conclusivo e explicativo, como diferenciá-los? Onde devemos colocar a vírgula? Leia este artigo e tire todas as suas dúvidas a respeito.
Você sabe como diferenciar o pois conclusivo do pois explicativo? Como pode uma pequena conjunção causar tantas dúvidas? Este artigo irá explicar de forma simples e objetiva os diferentes usos do "pois" na nossa gramática.
Você também entenderá o papel da vírgula na hora de identificar se uma conjunção com "pois" é explicativa ou conclusiva. Saiba mais a seguir.
Conjunções coordenativas
Primeiramente, conjunções coordenativas são responsáveis por ligar duas orações coordenadas. Estas orações são também chamadas de orações independentes.
Ou seja, elas não dependem uma da outra, já que possuem todos os elementos gramaticais de que necessitam. Dito isso, as conjunções coordenativas são divididas em:
- Conjunções coordenativas aditivas;
- Adversativas;
- Alternativas;
- Conclusivas;
- E conjunções coordenativas explicativas.
Imagem: br.freepik.com
Para entender a diferenciação de sentido do pois, vamos analisar apenas as conjunções conclusivas e explicativas. Nas conjunções coordenativas conclusivas, a segunda oração vai concluir a ideia apresentada na primeira.
- João vai mudar de cidade, por isso terá de sair do emprego.
Já nas conjunções coordenativas explicativas, a segunda oração vai justificar a ideia expressa na primeira. Analise o exemplo abaixo:
- O bebê devia estar com fome, porque chorava sem parar.
Agora você entendeu melhor os conceitos de orações coordenadas e conjunções explicativas e conclusivas. Por fim, vamos ver como diferenciar o pois conclusivo do pois explicativo.
Veja outros artigos que podem te ajudar:
Uso do “pois”
O pois é uma conjunção coordenativa tanto conclusiva quanto explicativa. Dito isso, como diferenciar?
Então vamos lá: primeiramente, se o pois vier antes do verbo, ele será explicativo e terá sentido de “porque”. Veja os exemplos abaixo:
- Leve o guarda-chuva, pois vai chover a noite;
- Ela está feliz, pois foi promovida.
Experimente trocar o pois pelo “porque” e verá que a oração terá ainda mais sentido de explicação. Porém, se o pois estiver depois do verbo, será uma conjunção conclusiva. Analise o exemplo a seguir:
- Leve o guarda-chuva; choverá, pois, a noite toda.
Observe que nas orações conclusivas podemos trocar o pois por “então” e “portanto”. E tem um detalhe que o ajudará a identificar ainda melhor uma conjunção conclusiva: a colocação da vírgula.
Uso da vírgula no pois
Quando a conjunção pois tem sentido conclusivo, a vírgula deve ser usada antes e depois dele. Observe como o pois acaba ficando mais evidente na oração entre:
- Ganhamos a partida, podemos, pois, comemorar;
- Ele confessou, pois, o crime que cometeu.
Já quando ele tem sentido explicativo, a vírgula aparece antes da conjunção. Veja os exemplos abaixo:
- Vou para casa, pois não me sinto bem;
- Ganhei um bônus no trabalho, pois trabalhei muito.
Conclusão
Dominar bem o português é essencial para uma boa comunicação. Além de ser imprescindível para alcançar o sucesso em qualquer carreira.
Após concluir este artigo, espero que todas as dúvidas a respeito do pois tenham sido sanadas.
A Língua Portuguesa é cheia de regras e exceções, por isso é sempre c-*om estar atento e bem informado.
Excelente texto. Bem explicativo.
ResponderExcluir