Sabe como aplicar os verbos com pronome em ênclise? Aqui você vai descobrir como isso é algo bem simples. Não perca mais tempo e acompanhe.
O uso de verbos com pronome em ênclise é algo que confunde muitas pessoas. A língua portuguesa inclui muitos temas complicados, e para alguns, esse é um deles.
Desse modo, esse post tem objetivo de ajudá-lo com este assunto. Aqui você vai conhecer mais de perto como usar esses pronomes e como identifica-los. Vamos lá, acompanhe.
Pronome pessoais oblíquos
Antes de adentrarmos mais nesse tema, é importante conhecer um pouco mais sobre esse tópico. O conceito de ênclise está diretamente relacionado aos pronomes pessoais oblíquos (Temos aqui no blog um artigo sobre a ênclise e quando usar esta colocação pronominal). Conheça eles logo abaixo.
- 1ª pessoa do singular: me;
- 1ª pessoa do plural: nos;
- 2ª pessoa do singular: te;
- 2ª pessoa do plural: vos;
- 3ª pessoa do singular: o, a, se, lhe;
- 3ª pessoa do plural: os as, se, lhes.
Imagem: br.freepik.com
Colocação correta dos verbos com pronomes em ênclise
A colocação dos pronomes pode ser em próclise, mesóclise, e nosso foco aqui, ênclise. Esse último significa que o devido pronome aparecerá depois do verbo.
Então, os verbos com pronome em ênclise sempre vêm antes, correto? Essa forma é de uso facultativo, com exceção de situações em que seja necessário usar a outra colocação pronominal.
Desse modo, como já foi dito, o pronome deve ser escrito sempre depois do verbo. No entanto, existem algumas regras que ditam as situações em que isso deve ser aplicado. Acompanhe quais são elas.
- Orações iniciadas com verbos;
- Imperativas afirmativas;
- Reduzidas do gerúndio;
- Reduzidas do infinitivo.
Exemplificando esse conceito
Agora que você já entendeu como aplicar, é hora de acompanhar alguns exemplos na prática. Uma dica é criar outros para fixar ainda mais o conteúdo.
- Espero ver-te amanhã na reunião;
- Perguntaram-me qual ônibus passa na rua ao lado;
- Disseram-nos que ela estaria disponível amanhã;
- O moço ficou com vergonha, lembrando-me de todo o ocorrido.
Acentuando verbos com pronomes em ênclise
Várias formas verbais mudam quando estão relacionadas com esse conceito. Muitos dos verbos com pronomes em ênclise são acentuados graficamente, enquanto outros não seguem esse padrão. Veja alguns exemplos.
- Comprar o: compra-lo;
- Devolver o: devolvê-lo;
- Separar o: separá-lo;
- Escrever o: escrevê-lo;
- Repor o: repô-lo.
Uma outra regra é referente as formas verbais oxítonas que são terminadas em i e que incluem um hiato. Ficou confuso, veja só como na verdade é bem simples.
- Possuir o: possuí-lo;
- Substituir o: substituí-lo;
- Atrair o: atraí-lo.
Agora, as formas que não são acentuadas também possuem um certo comportamento. Elas são oxítonas terminadas em i e fazem parte de uma sílaba que contém uma consoante. Veja só.
- Imprimir o: imprimi-lo;
- Abrir o: abri-lo;
- Garantir o: garanti-lo.
Pronto, agora você sabe tudo sobre esse assunto. Não esqueça de colocar em prática essas regras, criando exemplos. Seu aprendizado será muito melhor.
Exercício
Indique os casos em que deveria ter sido utilizada a ênclise em vez da próclise.
a) O seu maior objetivo é se formar.
b) Nunca me levantes a voz dessa forma.
c) Depois de comer, lhe lave os dentes imediatamente!
d) Me conte as novidades!
e) Peço que me devolvas os documentos.
Resposta
a;c;d.
a) O seu maior objetivo é formar-se.
c) Depois de comer, lave-lhe os dentes imediatamente!
d) Conte-me as novidades!
COMENTÁRIOS