Acabe com todas suas dúvidas sobre o uso de anti e o hífen. Aprenda as regras deste caso. para não errar mais na escrita.
A relação entre o termo anti e o hífen ainda gera dúvidas. Afinal, com o novo acordo ortográfico algumas mudanças aconteceram. Portanto, saber o uso correto e atualizado é necessário.
Neste artigo, aprenda sobre o prefixo anti e se ainda é necessário o hífen.
Sendo assim, veja alguns exemplos da utilização correta para não errar mais. Além disso, reforce seus conhecimentos sobre o acordo.
O prefixo anti e o hífen
Na língua portuguesa o uso do prefixo anti e o hífen ainda é motivo de confusão.
Isso porque algumas pessoas não sabem se é necessário separar o primeiro termo ou não.
O prefixo anti só é separado quando a palavra se inicia com i ou h.
Ou seja, quando o termo que vem posteriormente é iniciado com uma das consoantes. Caso não seja, há ainda outras regras.
Se o segundo termo for iniciado em s ou r, é preciso dobrá-lo. Mas ainda assim não é utilizado o hífen para separá-los. Portanto, continua apenas uma única palavra.
Caso o segundo termo for iniciado por outras consoantes ou vogais, não há hífen. Então, para definir que há uso da separação é preciso ver o termo que acompanha.
Imagem: br.freepik.com
Exemplos de anti e o hífen
Para compreender melhor o uso de anti e o hífen veja alguns exemplos. Assim, consegue absorver rapidamente as três formas de uso possíveis.
Palavras com hífen
- Anti-islâmico
- Anti-inflamatório
- Anti-herói
- Anti-histórico
- Anti-infeccioso
- Anti-ibérico
Palavras sem hífen e com consoantes dobradas
- Antirreligioso
- Antissocial
- Antisséptico
- Antirrugas
- Antirrepublicano
- Antirracionalismo
Palavras sem hífen
- Antiaéreo
- Anticaspa
- Antidepressivo
- Anticoncepcional
Resumidamente, sempre que for escrever uma palavra que contenha o prefixo anti lembre-se das possibilidades. Ou seja, pode ou não haver hífen. Além disso, também é possível dobrar a consoante para escrita do termo.
Novo acordo ortográfico e o uso de anti e o hífen
Em 2013 entrou em vigor o novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Logo, aconteceram alterações em alguns usos, como com anti e o hífen. Inclusive, a hifenização foi a maior mudança.
Sobre a acentuação, algumas das mudanças feitas foram:
- Palavras com prefixo co não utiliza hífen;
- Se o prefixo for re e o segundo termo começar com e é preciso dobrar a consoante;
- Caso o prefixo termina com a mesma consoante do segundo termo é usado o hífen.
- Já se o prefixo termina com a mesma vogal que o segundo termo também possui hífen;
- Segundo termo iniciado com h é necessário o uso de hífen.
Por fim, essas são algumas das mudanças em relação ao uso do hífen. Portanto, em caso de dúvidas sempre olhe as alterações realizadas. Desta forma não comete erros na sua escrita.
Caso queira aprender de uma maneira simplificado a nova ortografia, conheça o e-book "Descomplicando a Nova Ortografia" e pode adquirir por apenas R$ 19,90 e ganhar um brinde, um ebook com "9 erros fatais de português que você não vai mais cometer". Peça o seu nesta promoção pelo clicando abaixo:
COMENTÁRIOS