Existem muitas palavras da língua portuguesa que nos geram dúvidas na hora de escrever. Por isso, viemos esclarecer essa dúvida pra você!
Uma das dúvidas mais frequentes do português é com relação a estas quatro formas: mal-humorado, mal humorado, mau-humorado ou mau humorado?
Assim, é muito compreensível que tenhamos dúvidas sobre a gramática em algumas palavras.
Antes de maiores ansiedades, a forma correta é mal-humorado. Mas você pode estar se perguntando o porquê deste ser o jeito certo de escrever a expressão. Por isso, vamos explicar com detalhes para você!
Novo Acordo Ortográfico
Apesar de não ser mais tão novo assim, o chamado Novo Acordo Ortográfico é a mais recente norma da língua. Vigente desde 2016, este acordo tem o objetivo de uniformizar ao máximo as diferentes variações do idioma português.
Portanto, ele trouxe algumas mudanças para o nosso idioma. É importante ficar atento às palavras que envolvem as características abaixo, pois elas podem ter sido modificadas:
- Acento circunflexo
- Acento diferencial
- Acento agudo
- Hífen
- Trema
Acento circunflexo
Iniciamos com as três categorias de acentos que sofreram algumas mudanças. Algumas palavras com acento circunflexo. Verbos com repetição da letra “e” a perderam, como por exemplo:
leem, veem, creem ou deem.
O circunflexo desaparece, também, nas primeiras vogais de palavras terminadas em hiato. Com essa nomenclatura soa difícil, mas não é. Por exemplo:
voo, abençoo, ou enjood
Imagem: www.freepik.com
Acento diferencial
O acento diferencial foi uma das alterações que mais favoreceu quem tem dificuldades com a língua. Este acento foi retirado de palavras com sentidos diferentes e escritas iguais. Com exceção de pôr e por e pôde e pode, não existe mais acento diferencial na língua.
Acento agudo
O acento agudo, por sua vez, sofreu uma modificação que até hoje confunde muitas pessoas. Agora ele some nos ditongos abertos em paroxítonas formados por “ei” e “oi”.
Finalizados os acentos, temos as mudanças no hífen.
Hífen
Ele desaparece quando a primeira palavra da expressão terminar com uma vogal e a segunda iniciar com outra. Por exemplo: aeroespacial ou autoescola. Ainda relacionado ao hífen, ele também desaparece quando a segunda palavra começa com “r” ou “s”. Entretanto, deve-se dobrar tais consoantes.
Alguns exemplos são:
autorretrato, antirrugas, microrregião e antissocial.
As situações em que o hífen permanece são três.
1. Assim, a primeira é quando a segunda palavra inicia com “h”, como “super-herói”.
2. A segunda é quando a primeira termina com consoante e a segunda começa com a mesma consoante, como “super-resistente”.
3. A terceira, portanto, é quando a primeira palavra finaliza-se com a mesma vogal que a segunda inicia-se. Como por exemplo: anti-inflamatório, arqui-inimigo, contra-ataque, micro-ondas e micro-ônibus.
Trema
Por fim, a última delas é em relação ao uso do trema, que deixa de existir. Exceto nas palavras que sejam derivadas de outros idiomas e seus derivados, como alguns sobrenomes germânicos.
Exemplos: Bündchen, Müller, mülleriano
Portanto, não se usa mais trema em palavras como estas:
agüentar- aguentareloqüente- eloquentefreqüente- frequentelingüiça- linguiça
O que acontece com mal-humorado então?
Segundo as normas atuais e as regras de hífen, a grafia se faz correta por alguns quesitos. Para além da gramática, devemos pensar nesse caso, também, no campo da semântica. A semântica é a área responsável pelos significados.
Pode haver uma grande confusão entre as alternativas “mau-humorado”, “mau humorado”, “mal-humorado” e “mal humorado”. Então, é aqui que a semântica entra em primeiro plano para o desempate.
Para saber se o correto é “mau” ou “mal”, existe o truque de pensar na frase com o sentido contrário. Veja:
- Se você puder substituir por “bem” e o sentido da frase for mantido, o certo é “mal”
- Se você puder substituir por “bom” e o sentido da frase for mantido, o certo é “mau”
Assim, como “bom-humorado” não tem sentido, o oposto seria “bem-humorado”. Portanto, já exclui-se a possibilidade da escrita ser feita com “mau”.
Dessa forma, é necessário apenas se lembrar das regras sobre hífen.
Dessa forma, só é preciso lembrar que sempre há hífen quando a segunda palavra inicia-se com “h”. Portanto, a opção com espaço já é eliminada, restando a forma de grafia correta: “mal-humorado”.
Exemplos:
Ele falou que sua irmã é mal-humorado demais.O vendedor de frutas disse que o cliente estava mal-humorado e irritante.
Fique sabendo:
O plural de mal-humorado é mal-humorados.
COMENTÁRIOS