A oração substantiva direta e indireta pode causar dúvidas durante a classificação devido a sua estrutura, pois ambas atuam como substantivo.
A oração substantiva direta e indireta podem ser extremamente idênticas. Embora elas se relacionem de maneiras distintas com o verbo principal. Isto é, algo muito comum na Língua Portuguesa. Além disso, a categorização destes períodos ocorre conforme a função que a mesma exerce.
Nesse sentido é possível classificar esses períodos em adverbiais. Mas somente quando atuam como advérbio, estes se subdividem em nove tipos. Desse modo, elas também podem ser adjetivas, quando funcionam como um adjetivo. Contudo, a mesma possui apenas duas divisões.
Por fim, elas também podem assumir a funcionalidade de um substantivo. Assim dentre as suas classificações estão a substantiva direta e indireta. Surpreendentemente a estruturação de ambas possui muito semelhança entre si. Por conta disso iremos analisar as diferenças para sua maior compreensão.
A oração substantiva direta e indireta possui uma estrutura semelhante dificultando durante a classificação. Entenda como diferenciá-las.
Qual a diferença entre oração substantiva objetiva direta e indireta?
Inegavelmente, na Língua Portuguesa, a estrutura das fases pode apresentar diversas semelhanças dificultando a classificação. Contudo, a diferença destas substantivas estar no modo de se relacionar com o verbo.
Assim a objetiva direta tem seu complemento diretamente relacionado a oração principal. Enquanto na indireta é necessário a utilização de uma preposição para que isto ocorra.
Imagem: br.freepik.com
O que é uma oração substantiva objetiva indireta?
Como mencionamos anteriormente este tipo de complemento irá sempre necessitar de uma preposição. Embora algumas vezes esta possa ser elíptica. Ou seja, ela não aparece. Assim a diferença entre substantiva direta e indireta não é tão nítida.
Após o verbo principal o complemento apresenta preposições como: de, em, com, entre outras. Veja:
- Ele não gosta de sorvete;
- Nós esquecemos de chamar você;
- Não me recordo da viagem;
- Ela insiste em sair escondido.
Como identificar uma oração substantiva objetiva direta?
Logo que entendemos a diferença entre as orações percebemos que esta classificação fica mais fácil. Visto que nesta objetiva a palavra já se conecta diretamente com o período principal.
Substituição
Sem dúvidas uma das formas que nos ajuda na identificação é a substituição do complemento. Afinal se o verbo necessitar de algum outro termo a frase não será objeto direto. Veja os exemplos:
- Imaginei que você não voltaria – ou imaginei isso;
- Ela deseja comer uma torta – ou ela deseja isso;
- Vera quer que seu filho volte logo – ou Vera quer isso.
O que é uma oração substantiva adjetiva é restritiva?
Já esta categoria de oração tem como função atuar como um adjunto adnominal. Ou seja, diferentemente da substantiva direta e indireta ela pode acrescentar qualidade ou restringir.
Dessa forma, elas podem ser conhecidas como restritiva quando ocorre restrição do termo antecedente. Além disso, não existe vírgulas separando este período da oração principal.
Exemplos:
- Os engenheiros que são estagiários não recebem folga;
- A cantora que fez o comentário foi criticada.
COMENTÁRIOS