Quem não tem dúvidas na língua portuguesa? Trouxemos 10 dúvidas de português esclarecidas de forma clara e objetiva.
Neste post trouxemos 10 dúvidas de português esclarecidas, essas dúvidas são muito recorrentes no nosso cotidiano. Sabemos que a língua portuguesa é cheia de regras e é difícil aprender todas, mas há algumas que devemos aprender.
Aqui há 10 dúvidas já esclarecidas da lingua portuguesa. De maneira simplificada e objetiva você vai aprender a não vai mais cometer estes erros, ok?😉
10 dúvidas de português esclarecidas
Confira agora 10 das dúvidas mais comuns:
1. Por que/Porque
Para começar, uma confusão que acompanha gerações:
Usa-se "por que" para perguntas, mesmo que implícitas.
Exemplos:
- "Por que ela ainda não chegou?" e "Ele não sabe por que está aqui".
Usa-se "porque" para respostas. Se consegue substituir por "pois", essa é a forma correta: "Não foi trabalhar porque estava doente".
2. Por quê/Porquê
No final de uma frase, seguido de pontuação (exclamação, interrogação, reticências), o correto é "por quê", como em:
- "Estou chateado. Sabe por quê?".
Já o "porquê" tem exatamente o mesmo sentido de motivo ou razão, por exemplo:
- "Não sabia o porquê de tanta pressa".
Se quiser descomplicar o uso dos porquês temos uma apostila digital, bem direta e objetiva e com questões para exercitar.
Por apenas 7,90 descomplique o uso dos porquês. Se tiver interesse clique no link abaixo
3. De segunda a sexta (certo)/De segunda à sexta (errado)
Outro elemento de confusão frequente, a crase pode ser explicada como a junção de duas letras em uma só: a preposição "a" e o artigo feminino "a". Então, se você tenta ler uma sentença com "a a" e não faz sentido, provavelmente não há crase. Logo, o correto é "de segunda a sexta".
4. A prazo (certo)/À prazo (errado)
Como no caso anterior, a leitura com "a" duplicado não faz sentido. Além disso, não se aplica a crase antes de substantivos masculinos, como é o caso de "prazo".
5. A você (certo)/À você (errado)
Não há crase antes de pronomes pessoais (eu, você, ele, ela, nós, vocês, eles, elas).
6. Das 9h às 18h (certo)/Das 9h as 18h (errado)
No caso de horas expressas, há crase quando a preposição "de" aparece combinada com artigo (de + as), mesmo que implícito como em "horário da prova: 8h às 11h". Sendo assim, o correto é "das 9h às 18h".
Quantas vezes você já se perguntou: “Hum… aqui tem crase?” Talvez este seja o mais misterioso dos assuntos da língua portuguesa.⠀⠀
⠀⠀
Se você tem se frustrado com seus resultados na língua portuguesa porque não sabe usar a crase, então você precisa desta apostila, PORQUE ela vai te ajudar a entender tudo sobre as regras do uso da crase.⠀⠀
Apostila “CRASE SEM MISTÉRIO” com 52% de desconto.⠀⠀
⠀⠀
🛒De 37,90 por APENAS 17,90 e ganhe um superbrinde: Acentuação Gráfica: acento não é enfeite!⠀
⠀⠀
🛒De 37,90 por APENAS 17,90 e ganhe um superbrinde: Acentuação Gráfica: acento não é enfeite!⠀
7. Haja/Aja
Novamente a semelhança sonora induzindo ao erro. Para esclarecer: "haja" é conjugação do verbo "haver", de existir. "Aja" vem do verbo "agir": "Aja com cuidado".Confira nos exemplos a explicação de como usar corretamente haja ou aja, com "h" ou sem "h".
Mas vejamos:
É necessário que você aja rápido e decida qual usar! Pois não quero que haja nenhum tipo de reclamação depois!E dessa forma, percebeu a diferença?
“Aja” é a flexão do verbo “agir” conjugado na 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou do imperativo afirmativo (aja ele). Pode ser substituída por “atuar”, “proceder”.
Veja:
- Aja de maneira civilizada com aquele homem. (proceda)
“Haja” é a flexão do verbo "haver" na 1ª e 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou do imperativo afirmativo ou negativo (haja você, não haja você). Pode ser substituída por: acontecer, existir, ocorrer, ter.
Observe:
Observe:
- Haja o que houver, estaremos juntos nessa batalha. (ocorra, aconteça).
8. Onde/Aonde
"Onde" é o lugar em que alguém ou alguma coisa está. "Aonde" está relacionado a movimento. Por isso, quem vai, vai "a" algum lugar: "vai aonde".Exemplos de quando usar "onde":
- No lugar onde eu moro, todos se sentem bem.
- Eu nasci no interior, e você, onde nasceu?
- Você sabe me informar onde fica a borracharia mais próxima?
Exemplos de quando usar "aonde":
- Você sabe me dizer aonde meus pais foram?
- Não sei aonde ele pretende chegar correndo desse jeito.
- Vou aonde você for!
9. Demais/De mais
Na maior parte dos casos, emprega-se o advérbio "demais", que significa excessivamente, muito. Já a locução "de mais" é comparável à expressão "a mais", como em "nem sal de mais, nem de menos". "De mais" também é associada a estranheza: "Não vejo nada de mais naquilo".Demais e de mais: como usar?
10. Manter/Conter
Os verbos derivados do verbo "ter" serão conjugados como o verbo primitivo.Errado: Se você manter a rotina de treinos, alcançará excelentes resultados.
Certo: Se você mantiver a rotina de treinos, alcançará excelentes resultados.
COMENTÁRIOS