Apesar de parecidas, essas conjunções apresentam significados bem diferentes dentro de uma frase. Confira suas interpretações e nunca mais se confunda
Você sabe a diferença entre portanto, porquanto e conquanto,?
Um dos temas mais cobrados em vestibulares, concursos e provas com conteúdo de língua portuguesa e gramática são as conjunções. Isso porque além de saber a diferença é necessário saber interpretá-las dentro das orações e textos.
Portanto, saber a diferença entre portanto, porquanto e conquanto, pode causar dúvidas durante os estudos, e até mesmo no dia a dia.
Confira a seguir como diferenciá-las e alguns exemplos para ter sempre em mente e nunca mais se confundir.
Você sabe a diferença entre Portanto, Porquanto e Conquanto?
Conjunção
Antes de mais nada é preciso ter bem claro o que é uma conjunção. Como o próprio nome já mostra, esse termo é o responsável por ligar ou juntar duas palavras ou então duas frases dentro de um contexto. Em outras palavras, utiliza-se a conjunção para relacionar duas orações.
As conjunções são classificadas em dois tipos:
Coordenadas: ligam orações independentes .Subordinativa: ligam orações dependentes.
Saiba outros artigos que podem te ajudar a melhorar nos seus estudos:
Portanto
Essa é uma conjunção coordenada conclusiva, e é usada para concluir algo. No caso pode-se utilizá-la para concluir um tópico, para fazer uma conclusão de um parágrafo ou uma sentença.
Exemplos:
- O menino estudou muito, portanto ele deve passar no vestibular.
- O homem trabalhou muito, portanto ele será reconhecido.
- Animais do zoológico fugiram. Portanto, a cidade foi alertada.
Nos três exemplos acima pode-se notar que tem se uma relação entre as duas partes da oração, ou entre as duas orações diferentes. No primeiro e segundo caso, o portanto está sendo usado para ligar duas partes de uma mesma frase.
Já no terceiro, a conjunção liga duas frases diferentes.
Ainda, a conjunção portanto pode ser substituída por outras conjunções e dar o mesmo sentido. Sendo estas: logo, então, por isso, assim, por conseguinte, dessa forma.
Porquanto
Diferentemente de portanto, a conjunção coordenada explicativa porquanto tem o sentido de explicar algo, ou então evidenciar. Quando estiver em dúvida, é só substituir pela conjunção “porque”.
Exemplos:
- Leve seu guarda-chuva, porquanto irá chover.
- Ele recusou a comida, porquanto não tinha fome.
- Ela chorou, porquanto estava triste.
Além de “porque”, pode-se substituir porquanto por pois e que, sem que haja perda de significado.
Conquanto
Por fim, conquanto é uma conjunção subordinativa adverbial. E pode ser usada afim de dar sentido de concessão, ou seja, de contraponto. Confira os exemplos a seguir:
- Fomos comer fora, conquanto estivéssemos sem dinheiro.
- Conquanto tivesse estudado muito, não conseguiu passar. A família passava necessidade e momentos difíceis.
- Conquanto, não perdiam a esperança de que dias melhores viriam.
Portanto, porquanto e conquanto
Logo, podemos concluir que essas conjunções apesar de terem nomes parecidos possuem interpretações distintas e trazem relações diferentes entre as palavras e frases.
De forma que, portanto, traz um significado de conclusão, porquanto de explicação e conquanto de concessão. Lembre-se dos exemplos e tenha em mente outras conjunções que podem ser utilizadas no lugar para facilitar a interpretação e nunca mais confundir.
COMENTÁRIOS