Veja neste artigo tudo sobre o uso das conjunções adversativas e exemplos. Aqui você vai tirar todas as suas duvidas. Confira aqui.
As conjunções adversativas são aquelas palavras que representam a ideia de contraste ou oposição. Normalmente, se fala sobre elas quando se inicia o estudo sobre as conjunções coordenativas, já que está se referenciando aos termos que ligam as orações com a determinação da relação de independência entre elas.
Nesse sentido, na língua portuguesa há uma grande lista das conjunções em que são muito úteis para fazer a conexão entre as orações ou os termos que têm a função sintática igual. Em outras palavras, a importância destes elementos é para que a formação e leitura de textos, de maneira ampla, fiquem coerentes e coesos.
É possível classificá-las com base na relação que está sendo estabelecida na frase ou oração, podendo ser autônomas e, portanto, coordenativas ou dependentes sintaticamente e, logo, subordinativas. No entanto, no presente artigo, será explicitada somente as conjunções coordenadas adversativas, sendo elas:
- Porém;
- Mas;
- Todavia;
- Contudo;
- Entretanto;
- No entanto;
- Senão (sentido de "mas sim)
- Não obstante.
Algo que vale ser mencionado neste artigo é sobre a conjunção "mas", pois esta é a única conjunção que somente é empregada no início da oração adversativa, o que não acontece com as outras que pode aparecer em outros lugares.
Neste artigo falamos sobre as (conjunções aditivas; tipos e exemplos).
As conjunções adversativas são versáteis
- O gerente solicitou o material, porém não foi atendido.
Importância das conjunções adversativas
Pensando nisso, antes de mostrarmos os exemplos das conjunções adversativas, explicaremos, brevemente, como deve ser o seu uso na prática. Confira a seguir!
Veja outros artigos:
O uso das conjunções adversativas
De acordo com as regras gramaticais, antes de uma oração coordenada adversativa, é obrigatória a utilização da vírgula. Dessa maneira, todas as conjunções adversativas devem ser precedidas de uma vírgula, conforme veremos na frase a seguir:
- Queria ter saído antes de casa, porém não consegui.
- Queria ter saído antes de casa, mas não consegui.
- Queria ter saído antes de casa, todavia não consegui.
- Queria ter saído antes de casa, contudo não consegui.
- Queria ter saído antes de casa, entretanto não consegui.
- Queria ter saído antes de casa, no entanto não consegui.
- Queria ter saído antes de casa, não obstante não consegui.
Vale salientar que as conjunções são sinônimas, logo pode ser substituída em uma mesma frase por outras, já que todas representam a ideia de oposição ou contraste. Contudo, por costume dos falantes, algumas ficam melhor empregadas do que outras e podem se tornar preferidas no momento da escrita ou fala, ainda que todas estejam corretas.
Exemplos de frases com conjunções adversativas
A seguir, conforme mencionado anteriormente, serão abordados alguns exemplos de diferentes frases em que há o emprego das conjunções coordenadas adversativas corretamente. Acompanhe abaixo.
- Estava calada, porém tinha alguma coisa errada.
- Chegamos tarde, mas conseguimos pegar a carona.
- Fomos ao shopping, no entanto estava fechado.
- Ganharam a premiação, contudo não estavam felizes.
- Renato gostava de dançar, entretanto não agradava os demais.
- Fomos à feira, todavia não encontramos alface.
- Fiquei satisfeito, não obstante poderia ter sido melhor.
COMENTÁRIOS