Observe neste artigo o uso do “ver” e “vê”, ler e lê e quando usar e alguns exemplos. Confira aqui.
Existem muitas dúvidas no que tange ao uso do “ver” e “vê” e do “ler” e “lê" e, a fim de esclarecer tais questões, no presente artigo falaremos um pouco mais com detalhes. Acompanhe a seguir!
Uso do “ver” e “vê”
Ambas as formas estão corretas, no entanto, o “ver”, de acordo com as regras gramaticais, é o verbo no infinitivo, enquanto o “vê” é a forma conjugada na 3ª pessoa do singular no presente do indicativo, por exemplo, “ele vê”. Além disso, pode aparecer na 2ª pessoa do singular no imperativo como “vê tu”.
A questão a respeito da utilização de um ou de outro está quando utilizar sua forma no infinitivo ou flexionada. O equívoco ocorre, pelo fato de que, em uma fala informal e descompromissada, normalmente, não fica tão evidente o “r” ao final do verbo no infinitivo, dando a entender que se fala “vê” ao invés de “ver”.
Dessa forma, a pronúncia da palavra quando está no infinitivo fica muito parecida à forma acentuada na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo. Essa falha, por exemplo, não ocorre quando a 3ª pessoa é paroxítona.
Dessa forma, a pronúncia da palavra quando está no infinitivo fica muito parecida à forma acentuada na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo. Essa falha, por exemplo, não ocorre quando a 3ª pessoa é paroxítona.
Quando usar “ver”
O “ver” deve ser empregado, especialmente, em locuções verbais, quando houver a regência de preposição e quando não tiver sujeito definido, empregando ainda outros usos. Confira a seguir alguns exemplos correspondentes com o uso do infinitivo.
- Minha prima não vai conseguir ver nada sem o auxílio dos óculos.
- Ela fica muito abalada quando não consegue ver o namorado.
- Ele veio me ver hoje.
Uma dica para saber quando colocar o “ver” é substituindo-o por outro infinitivo, por exemplo, na última frase, trocar o “ver” por “visitar”
Quando usar “vê”?
O “vê” é a forma verbal no presente do indicado (tu vês; ele vê), sendo empregada para explicitar uma ação que decorre quando se narra uma ação.
Entre outros usos, indica também, uma ação habitual, um estado permanente de uma situação ou uma qualidade do sujeito. Confira a seguir alguns exemplos correspondentes:
- A inspetora vê isso semana que vem, sem falta.
- Ela aparenta ficar angustiada quando não vê ninguém aqui.
- Minha mãe não vê nada quando está sem as lentes.
Além disso, há os casos em que o “vê” aparece em sua forma verbal no imperativo, indicando um conselho, ordem, súplica ou solicitação, por exemplo:
- Vê isso agora, por favor!
Uso do “ler” e “lê”
Esta mesma confusão sobre o “ver” e “vê” ocorre com o “ler” e “lê” e a explicação é a mesma para essa ocasião também, considerando que “ler” é a forma do verbo no infinitivo e “lê” é a forma conjugada do verbo ler na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2ª pessoa do singular no imperativo.
Veja mais sobre:
Quando usar “ler”?
O verbo “ler”, quando se encontra no infinitivo impessoal, é utilizado, em sua maioria, em locuções verbais em orações que possuem preposições, veja os exemplos a seguir:
- Lucas precisaria ler mais.
- Ela vai ler a publicação toda.
- Não vou dormir sem ler o livro.
Quando usar “lê”?
O “lê” aponta no presente do indicativo (tu lês; ele lê), especialmente, uma ação que decorre no momento em que está sendo narrada a ação ou ação habitual. Já quando se encontra no imperativo, é transmitido uma ordem. Veja nos exemplos a seguir!
- Maria lê a revista enquanto Jorge dorme.
- Você lê sempre?
- Minha prima tem somente seis anos e lê muito bem.
- Lê para a turma, por gentileza. (Imperativo)
- Lê a página 22, Marta! (Imperativo)
- Lê para a sua colega, por favor! (Imperativo)
Resumindo sobre o uso de ler e lê:
Ler é infinitivo. Lê, presente do indicativo.O infinitivo detesta a solidão. Anda, por isso, acompanhado de auxiliar: Ele pode ler. Nós vamos ler. Eles começam a ler. O presente é dono e senhor de si. Emancipado, dispensa companhias: ele lê, Ana lê, Fábio lê. Na dúvida, coloque o verbo no passado. O presente muda. O infinitivo fica sempre igual:
- Ele leu. Ele pôde ler. Nós fomos ler. Elas começaram a ler.
COMENTÁRIOS