Saiba quando usar crase na expressão "à que", veja exemplos e alguns truques e macetes para não errar ao empregar a crase. Confira aqui!
É muito comum ter dúvidas diante da palavra que. Na realidade, tem muita gente que prefere nem usar o à que, justamente por não ter certeza se o acento grave aparece, ou não, nesse caso. Entretanto, esse medo, apesar de comum, pode ser facilmente eliminado quando se conhece a regra básica que define a utilização do acento.
É sobre isso que falaremos hoje.
Depois de ler este conteúdo, você nunca mais deixará o medo atrapalhar a criação de suas frases! A partir de agora, você sempre saberá como escrever da maneira correta.
Afinal, quando se usa crase em à que?
Sempre haverá crase diante do “que”, quando a preposição “a” também estiver presente, junto ao * pronome demonstrativo “a”. Mas, para facilitar o entendimento, vale a pena apostar em uma brechinha: “converse” com a frase e veja se é possível trocar o pronome demonstrativo “a” por outro, como “esse”, “isso” ou “aquele”.
Então, para entender melhor, a crase irá aparecer se:
- Houver o uso de preposição na regência e;
- Se houver a presença de um pronome demonstrativo que pode ser substituído por similares.
* O (a, os, as) são pronomes demonstrativos quando se referem a aquele (s), aquela (s), aquilo, isso.
Entendendo na prática!
Vamos utilizar um exemplo que irá te ajudar a entender melhor como se usa "à que" na prática. Veja só:
- Sua bolsa é idêntica à que vi na vitrine semana passada.
Vamos lá!
Para começar, temos a presença do adjetivo idêntico. Por regra, tudo que é idêntico, é idêntico a outra coisa, certo?
Logo, sempre haverá a preposição “a”, acompanhando esse adjetivo. Isso justifica a nossa primeira regra de definição da crase.
Continuando e seguindo para a segunda regra, é possível que “troquemos” o pronome demonstrativo “a” por outro, sem que comprometa o sentido da frase.
Por exemplo, aquela ou, até mesmo, esta.
Pode se interessar por:
Quer um truque?
Tem um último truque que também pode te ajudar a determinar com clareza se haverá, ou não, a presença de crase em à que. Basta troca o substantivo feminino que aparece antes do "a que", por outro que seja masculino. Não é necessário que seja um sinônimo, nem similar. Se, nesse caso, a concordância propuser “ao que” ou “aos que”, sempre haverá crase.
Quer ver?
- Seu sapato é idêntico ao que vi na vitrine na semana passada.
Percebeu? Nesse caso, portanto, haverá a presença da crase em à que, se considerarmos a frase original. Interessante, não é? Outros exemplos são:
- Sua carta é anterior à que chegou ontem.
- Sua mala é parecida com à que tinha antigamente.
COMENTÁRIOS