Veja aqui as novas palavras incluídas no VOLP - Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, palavras como sororidade, feminicídio, vegano, lockdown.
A Academia Brasileira de Letras, recentemente, tornou pública a nova edição incluindo novas palavras no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa – VOLP.
Vale mencionar que ele não havia sido atualizado desde o ano de 2009 e, depois de muito tempo sem atualizações, foram incluídas no vocabulário muitas palavras e expressões utilizadas pelos falantes.
Como é feita a inclusão das novas palavras?
Antes de mais nada, o ideal é explicitar como a escolha das palavras é feita e como elas são incluídas no Vocabulário Ortográfico. Pensando nisso, é preciso mencionar que a Academia Brasileira de Letras, toda semana, lança uma nova palavra ou expressão que tem tido uso recorrente na língua portuguesa pelos falantes.
A escolha pode partir de um empréstimo linguístico, um neologismo ou até mesmo um vocábulo que, mesmo que já exista há muito tempo na língua, tem sido utilizado com mais constância ou seu sentido tenha mais empregabilidade nos dias atuais.
O uso, a criação e a difusão de uma palavra nova ou uma nova expressão decorre da necessidade que todos possuem de dar nome a algo que faz parte do nosso cotidiano e realidade. Além disso, pode surgir também da nossa percepção e inteligência para identificar alguma situação, objeto, dentre outros, com mais intensidade.
Pensando nisso, a seleção de novas palavras é feita pensando nos fatores mencionados acima e, conhecer o significado das novas expressões e palavras incluídas no é de extrema importância para que o vocabulário seja expandido e para que todos consigam se aprofundar na intelectualidade que está imerso.
Tirou suas dúvidas: Preparamos outros artigos que podem também te ajudar:
Para além disso, as novas palavras incluídas no VOLP contribuem para a capacidade de comunicação de forma eficaz, acrescentando no pleno desenvolvimento das pessoas ao passo que sua compreensão é ampliada a respeito de tudo que está presente no mundo. Assim, torna a sociedade apta para identificar diferentes problemas, buscando soluções e atuar como agente de mudança.
Por que novas palavras foram incluídas no VOLP
De acordo com a ABL, muitos dos acréscimos feitos no Volp se referem a termos oriundos do desenvolvimento científico e tecnológico, do contexto da pandemia do novo coronavírus, do registro mais abrangente de nomes de povos indígenas, assim como de termos técnicos das diversas áreas do conhecimento e novos vocábulos de uso comum, sempre de acordo com os critérios de formação de palavras da língua-padrão.O Volp é um levantamento de palavras existentes na língua, com indicação da grafia correta. Com 382 mil entradas, o novo Volp tem mil palavras novas, além de correções e informações complementares nos verbetes, como acréscimos de ortoépia (pronúncia correta), variadas possibilidades de plural e, em alguns casos, significados diversos para palavras que têm a mesma grafia ou mesma pronúncia (homonímia) ou grafia e pronúncia parecidas (paronímia), visando desfazer dúvidas e ambiguidades. Fonte
Conheça algumas Novas Palavras
Como mencionado acima, as novas palavras são selecionadas e inseridas no VOLP com o intuito de dar legitimidade ao emprego de determinadas expressões e palavras que são utilizadas pelos falantes da língua portuguesa. Além disso, são escolhidas com base em situações frequentes em que passam a ter mais sentido. Abaixo, veremos algumas das novas palavras. Acompanhe!
- Ressignificar;
- Uberização;
- Distanciamento físico;
- Vegano;
- Webinário;
- Telemedicina;
- Ciclável;
- Negacionismo;
- Afrofuturismo;
- Antirracista;
- Feminicídio;
- Educomunicação;
- Empoderamento;
- Gordofobia;
- Micromachismo;
- Necropolítica;
- Sororidade.
Estrangeirismos:
- Podcast;
- Criptomoeda;
- Lockdown;
- Home office;
- Coworking;
- Bullying.
Conheça aqui mais novas palavras incluídas no VOLP.
É certo que as palavras mencionadas acima são as usadas com mais frequência e que são mais populares no vocabulário das pessoas, além delas, algumas outras mais atípicas também foram incluídas, por exemplo, astroturismo, centro-oetismo, faunoduto, gerontofobia, dentre outras, além das que são divulgadas semanalmente pela Academia Brasileira de Letras.
COMENTÁRIOS