Você se lembra o que são os substantivos coletivos? Quais são os mais comuns? E o significado dos mais diferentes como réstia, molho e súcia?
Vamos lembrar as aulas de português? Você se lembra o que são os substantivos coletivos? Quais são os mais comuns? E o significado dos mais diferentes como réstia, molho e súcia? Vamos conhecer ou relembrar esses substantivos que são tão usados no nosso dia a dia.
O que significa substantivos coletivos?
O substantivo coletivo é o nome que se dá a um conjunto de seres ou coisas iguais ou da mesma categoria ou espécie, por exemplo, não dizemos “vários peixes” dizemos um cardume. Isso mesmo, a palavra é no singular, mesmo que esteja relacionada a um grupo de seres.
Os substantivos coletivos universais não possuem plural em condições normais, por exemplo, “povo” é um substantivo coletivo universal, mas apenas em algumas situações ele ficará no plural.
Existem os substantivos coletivos específicos, que significam um grupo de uma coisa só, por exemplo, cardume, só existe cardume de peixes, ou baralho, só existem baralhos de cartas.
Existem também os substantivos genéricos, que servem para mais de uma coisa, e é sempre bom colocar sobre o que o substantivo se refere, por exemplo, coleção, é um substantivo coletivo, mas pode ser uma coleção de diversas coisas, temos que especificar o que: coleção de adesivos, coleção de carros, coleção de selos.
Existe também os substantivos partitivos que são a parte de um todo, por exemplo, parte, metade, maioria e minoria.
Exemplo: A metade dos estudantes não gostou da nova ortografia.
Quais são os significados desses substantivos coletivos?
Réstia do dicionário significa “corda ou entrançado feito com ramas ou hastes de alguns vegetais entrelaçados”.
Molho, bom as vezes parece obvio né, molho é aquilo que coloca na lasanha, ou molho de tomate, de carne, de frango, molho de queijo, muitos tipos de molho, mas molho também pode ser “conjunto de coisas semelhantes unidas ou atadas”.
Súcia pode uma “reunião de indivíduos que tem má índole”; corja, pode ser também “assembleia, comunidade familiar, sociedade”.
Sendo assim, uso desses substantivos coletivos também depende do contexto em que eles estão sendo inserido.
Quais são os exemplos desses substantivos coletivos?
Ainda não conseguiu entender? Vamos a alguns exemplos:
Réstia de alho, sabe aquelas cabeças de alho entrelaçadas que são usadas nos filmes de terror para espantar os vampiros? Aquele conjunto de cabeças de alho juntos amarrados é uma réstia, também poderia ser uma réstia de cebolas.
Molho, além claro, dos molhos deliciosos utilizados nas comidas tem o molho de chaves, isso mesmo, quando se tem várias chaves juntas naquela argola, que a gente sofre para achar a chave certa, aquilo se chama molho de chaves.
Súcia pode ser muitas coisas como vimos acima, mas vamos imaginar em um contexto ruim, onde há uma reunião de bandidos planejando um grande roubo, há uma súcia de ladrões, também pode ser algo bom, uma súcia em família, que significa festança em família, tudo depende do contexto onde o substantivo coletivo está sendo inserido.
Vamos pensar em frases com esses substantivos?
- Poderia pegar uma cabeça de alho naquela réstia, por favor?
- A chave que abre a porta do sótão está no molho de chaves sobre a mesa, mas você precisará procurar qual chave é a correta.
- Hoje iremos a uma súcia em família, vai ter comida, doces e refrescos.
Agora que tal pensarmos em outros substantivos coletivos bem conhecidos?
⇨ Enxame: Conjunto de abelhas
⇨ Manada: Conjunto de bois, búfalos, elefantes
⇨ Matilha: Conjunto de cachorros
⇨ Cardume: Conjunto de peixes
⇨ Floresta: Conjunto de árvores
⇨ Frota: pode ser de ônibus, de carro, de navios etc.
⇨ Semana: conjunto de sete dias
Exercício:
Agora que você sabe o que são os substantivos coletivos, que tal treinarmos um pouco?
Você sabe dizer qual é o coletivo de aves voando, bananas, e estrelas?
COMENTÁRIOS